E quem cuida de quem cuida? Um olhar atento aos Profissionais da Sáude!

Por Jornal Cidade de Agudos em 28/05/2022 às 16:58:25


Cuidar de quem Cuida tem sido a possibilidade de tratar das condições internas que determinam o modo como o profissional enfrenta os conflitos do trabalho na instituição de saúde, trabalho este que depende profundamente da condição de saúde mental do profissional.

A estafa profissional pode ser observada em todas as profissões, principalmente naquelas que envolvem altos níveis de estresse, particularmente profissionais da área de saúde.

O profissional de saúde está exposto à dor, doença e morte por todo o tempo, essas situações passam a integrar sua vida, deixando de ter caráter simplesmente simbólico para tornarem-se realidades cotidianas.

Um tema constante na literatura é a saúde em geral e a vulnerabilidade psicológica dos profissionais de saúde.

Para que um trabalho de qualidade seja desenvolvido em qualquer área profissional as pessoas precisam encontrar-se salustres , motivadas e satisfeitas com a realização do trabalho, agregada a valorização dispensada a ela. Com o profissional de enfermagem não é diferente, porém, pelas suas peculiaridades assistenciais no cuidado com o individuo, gerou a exigência do cuidado de si próprio, da sua saúde. Devido aos desgastes físicos psicológicos e emocionais, frente à responsabilidade de lidar com a vida humana, em diversas situações que oferecem riscos e ou perigos.

Nas atividades no âmbito hospitalar o profissional de enfermagem é exposto aos riscos extremos de adoecimento, entre eles estão sujeitos às radiações, a contaminação com fluídos e produtos tóxicos. Destacamosainda, lesões por esforços repetitivos, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, além dos transtornos psicológicos. As condições de trabalho interferem na interface do ambiente enquanto local de promoção da cura, da doença e/ou terapia paliativa dos usuários, ao mesmo tempo em que oferece riscos e agravos à saúde do profissional protagonistas das ações do cuidado.

O cuidado com os médicos, bem como aos profissionais de enfermagem, devem ser atentamente reavaliados com olhos comprometidos com o bem estar psíquico e físico dos mesmos, pois esses profissionais cuidam diretamente de pessoas doentes.

Os profissionais da área de saúde precisam de manutenção da sua saúde física e psicológica para evitar danos e agravos que favoreçam o adoecimento, considerando os principais fatores que propiciam a doença dos profissionais da categoria médica e enfermagem, devido à organização complexa de fluxo intenso com atividades exigentes.

Rosana Taveira Napoleone

Psicóloga Cognitivo Comportamental

CRP: 06/103931

Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP

Anuncie
anuncie aqui